5 dicas para acabar com as brigas entre irmãos

É quase ponto pacífico  que irmãos brigam mas, será que isso precisa ser regra? Nada deixa pais mais felizes do que ver irmãos se entendendo bem e para conseguir isso, essas 5  dicas vão ajudar imensamente:

1. Compreenda o motivo
Irmãos são a nossa primeira relação social sem hierarquia. Portanto, é nessa relação será o laboratório de aprendizagem no que diz respeito a negociações, consensos e disputas. Dessa forma fica mais fácil de entender o que está acontecendo e manter a calma durante o auxílio que vamos oferecer. O objetivo é ajudar as crianças a encontrarem ferramentas de relacionamento para conviverem bem, o que vai refletir nas outras relações, fora do círculo familiar mais tarde.

2. Não seja árbitro
O que mais gera briga entre os irmãos é a atitude dos pais de resolver a situação. Se decidem quem é o culpado ou encerram a  discussão, dando uma bronca em uma das crianças, elas logo começam com o comportamento de “dedo-duro”, o que gera cada vez mais disputas.

3. Deixe que se resolvam
Já que é um exercício, deixe que eles exercitem. Quando houver disputas ou discussões, deixe que discutam, negociem e tentem chegar a conclusões mesmo que isso seja muito irritante do seu ponto de vista.

4. Interfira se as coisas fugirem do controle
Se as crianças partirem para agressão, seja física ou verbal,  interfira apenas para pontuar que esse comportamento não é legal é que devem manter a calma e, em casos extremos, separe as crianças para que se acalmem e depois reaproxime-as para que voltem a conversar.

5. Com crianças pequenas
Sugira formas de resolver ou faça perguntas que as ajudem como, por exemplo, “como vocês acham que dá para compartilhar?”, ou “como é um jeito para todos brincarem?”. Com o tempo já não será preciso fazer isso. Eles naturalmente passam a negociar sozinhos.