6 passos para melhorar as refeições em família

Bebês choram e essa é a única forma deles falarem, mas depois que crescem algumas crianças passam a se comunicar com choramingos, o que costuma estressar a família (e a criança também). Muitas vezes esse cenário se acentua durante as refeições que passam a ser uma situação na qual a criança pouco come e gera muita confusão.
Seguem alguns passos para melhorar esses comportamentos.

1. Quebre o ciclo.
Muitas vezes a criança está tão estressada que já pede tudo gritando. Então, chega uma hora que só ganha atenção gritando porque quando não está tendo crises, os pais aproveitam para respirar um pouco. Essa vai precisar ser a primeira coisa a se modificada. Os pais precisarão dar mais atenção quando a criança estiver tranquila e menos às birras os crises para que, aos poucos, esse ciclo seja revertido.

2. Procure não negociar
A negociação é muito estressante para crianças pequenas e para os pais também. Algumas crianças aprendem a estabelecer a comunicação através do controle. Por isso, dizem que não querem tal copo, tal talher, tal comida e assim por diante. Nesses casos, não negocie mas não seja ríspido com a criança. Caso ela não queira o copo que está na mesa, não levante para buscar outro. Apenas diga “amor, tem esse copo mas, se você não quiser tomar, não tem problema”. Quando colocamos algo no prato e a criança começa a reclamar, basta dizer “tudo bem, se você não quer, deixa aí”. A entonação é muito importante. Deve ser leve e carinhosa e não sarcástica ou de desdém.

 3. Mantenha a tranquilidade na hora da birra
Nos primeiros dias, é normal que a criança entre em uma crise de birra quando percebe que não será possível negociar. Não tenha pressa se acabar com essa crise. Deixe que a criança se expresse e teste os limites, sempre colocando-se à disposição para se comunicar. Por exemplo:
Digamos que você se negou a trocar o copo da criança e ela começou a gritar que quer trocar o copo. Siga fazendo a refeição com calma (pelo menos aparente) e, de vez em quando diga “quando você quiser suco ou água, me fala que eu te sirvo”. Nos primeiros dias, isso não vai surtir efeito mas depois, a birra vai começar a parar nesse ponto. Não fique tentando distrair ou convencer a criança.

4. Deixe a criança comer o quanto quiser
Uma das coisas que mais gera problemas nas refeições é insistir para que a criança coma mais. Não faça isso! Ela deve comer o suficiente para sentir-se satisfeita. Se a criança diz que não quer mais, encerre a refeição.

5. Converse alegremente
Ao invés de ficar falando sobre o quanto a criança comeu, converse sobre seu dia, sobre o que vão fazer ou sobre o que fizeram. Nos momentos em que a criança estiver calma, dê atenção a ela de forma positiva. Se você não o fizer, é provável que ela volte a tentar receber atenção com exigências ou reclamações.

6. Não substitua as refeições
Nas primeiras vezes, pode ser que a crise de birra dure a refeição toda. Quando todos terminarem de comer, avise à criança que vão recolher a mesa, espere mais alguns minutos e retire. Isso é muito importante. Se a criança chorar dizendo que está com fome, diga que não tem problema, que você está ali e que na próxima refeição ela poderá comer. Não corra para dar outra coisa. Em geral, se você o fizer, a birra vai recomeçar. Quando as regras são claras e bem definidas, as crianças ficam bem mais tranquilas e comem muito melhor.