O dia nem havia raiado e eu recebi várias mensagens sobre a matéria do Fantástico falando dos acampamentos “linha dura” para crianças americanas (se você não assistiu, clique aqui). O mais espantoso é que 86% dos votantes da enquete do programa disseram que mandariam seus filhos para um lugar como aqueles mostrados na matéria.
Primeiramente, vamos pensar o motivo para alguém enviar os filhos para um lugar desses.

Imagino que, como dizem na matéria são pais desesperados. Não vejo outro motivo para alguém mandar um filho tão pequeno (a matéria aponta a presença de crianças de a partir de 5 anos nesses lugares). Mas vamos refletir sobre te faz chegar nesse ponto?
A verdade, uma das mães já fala na própria reportagem: “eu admito que não dou nenhuma estrutura em casa”. O filho dela tem 10 anos. Uma criança dessa idade, depois de anos sem orientação nenhuma, acaba por ter comportamentos considerados inadequados para a sociedade. Mas isso não significa que o problema esteja na criança ou que um acampamento desses seja a solução. Para uma criança chegar a ser enviada para um local desses, a dinâmica familiar está estilhaçada.

Um dos rapazes comenta: eu sabia que meus pais me enganariam mas, não desse jeito.
Isso quer dizer que esse rapaz não confia em seus pais. Provavelmente esconde muitas partes de sua vida dos pais por não confiar neles e, com isso, os pais também perderam sua confiança no filho. E qual a solução encontrada? Enganar o filho e jogá-lo em um acampamento de tortura.
O problema com a disciplina tradicional é que as coisas vão escalando. Tudo começa com uma birra. Você deixa seu filho chorando sozinho como “castigo” por não estar se comportando. O próximo passo, costuma ser quando as birras aumentam de tamanho: os gritos. Depois, passamos a castigos no quarto quando a criança está “impossível”. Só que as crianças aprendem a resistir a esses castigos quando têm uma personalidade mais dominante. Quando menos esperamos, são palmadas, mais gritos e a casa virou um circo. Ninguém consegue mais se comunicar e o caos se instala.

Porque o acampamento não funcionará?
1. Inconsistência com a criação dos pais
Não adianta mandar seu filho para um acampamento onde farão com ele tudo que você não faz, mesmo que fosse um acampamento da disciplina mais eficaz do mundo, não resolveria seus problemas quando seu filho chegasse em casa. Tratar os sintomas não elimina a causa. Você precisa aprender a aplicar a disciplina com seus filhos e, se o autoritarismo não deu certo até agora, não vai passar a funcionar apenas aumentando a sua intensidade.

2. Falta de confiança
Deixar uma criança em um lugar onde ela será maltratada por 30 dias, com pessoas que gritam para ela que não a deixarão ir embora para casa, que ninguém vem buscá-la, apenas fará com que ela confie cada vez menos em seus pais e tenha cada vez mais medo de estar errando e da possibilidade de voltar para um lugar desses.  Dessa forma, seu filho aprende apenas a se fechar, mentir e que os pais não gostam dele se não se comportar como querem.

3. Humilhação  e Tortura
As crianças são humilhadas constantemente sem qualquer esperança de serem resgatadas pelos seus entes queridos, o que apenas prejudica sua autoestima e faz com que o instinto de sobrevivência entre em ação. Ou seja, a criança pode se deixar humilhar e deixar de lutar contra mas, não porque se convenceu de que este é o melhor caminho mas, porque precisa arrumar um jeito de passar por aquilo. Em casos graves, podem sofrer de estresse pós-traumático. Os exercícios físicos praticados seria extenuantes até mesmo para um adulto com bom preparo físico. As crianças repetem séries sem nenhuma orientação profissional, forçando as articulações e a musculatura imatura, provavelmente, sofrendo lesões musculares por todo o corpo. Segundo o “sargento”, correm mais de 20 kms em 52 horas. Sofrem ainda privação de sono. Uma criança nessa faixa etária deveria dormir, ao menos, 10 horas por noite. Eles dormem apenas 3! Vale lembrar que há séculos a privação de sono é reconhecida como forma de tortura. Por fim, as crianças são proibidas aos gritos, de chorar! A expressão mais básica do que estão sentindo.

UM ESPETÁCULO DE HORROR
Foi isso que eu vi na tela do meu computador hoje pela manhã. Mas, meu maior horror foi ver que 86% das pessoas que se dispuseram a votar, disseram que concordariam em deixar seus filhos nessa situação. Tudo que há de pior e mais ultrapassado em termos de disciplina foi demonstrado em 12 minutos e muita gente concordou! O desespero para ter filhos obedientes é tão grande que os pais não param para refletir sobre os adultos que querem criar.

O trecho que me fez chorar realmente foi o final da matéria, no qual o menino de 10 anos diz que sabe que voltará ao acampamento porque em 4 ou 5 anos, ele estará andando com as pessoas erradas e fazendo coisas erradas. Esse menino já desistiu de si mesmo. Durante toda a matéria, o pequeno parece um bichinho selvagem acuado que luta para não ser subjugado. A demonização da criança é evidente: ele vai vltar a controlar sua mãe!

Quando foi que as coisas se inverteram? Crianças nascem boas. Todas elas! O menino não é um ser maldoso e satânico. Ele não foi orientado. Não lhe ensinaram respeito, amor e confiança. E agora, ele paga o preço de tudo isso.

Se você não quer chegar lá
Se você está tendo problemas em casa e acha que essa poderia ser uma saída, pare e pense novamente. Quem seu filho vai ser? Sempre que atendo pais que me dizem “meu filho tem um temperamento muito difícil”, eu digo “ótimo! Ele sabe o que quer. Vamos ensiná-lo a consegui-lo”. Crianças “difíceis” são aquelas que mantém seus objetivos se bem orientadas. Ele persiste nas birras? Vai persistir na vida também.
Qual o caminho se a vida em família virou uma série de gritos e brigas?
Afaste-se da situação por um momento. Coloque-se no lugar da criança. Por que ela está tendo esse comportamento? Do que ela precisa? Caso você não consiga responder essas questões, um terapeuta poderá ajudá-lo(a). Trate de oferecer a seu filho o que ele precisa e não espere resultados imediatos. Quando se passa 8 anos com uma dinâmica, ela não vai mudar em 3 ou 4 dias mas, as mudanças virão, para todos.

Conheça a Disciplina Positiva! Para muitos pais, a ideia de não castigar seus filhos é apavorante mas, é uma forma de disciplina que foca sempre no adulto e na sociedade que queremos. Diante dessa visão, fica mais fácil suportar e lidar com as crises diárias.

Veja alguns links interessantes sobre Disciplina Positiva:

Como criar seus filhos após a lei  da palmada

Entrevista para a TVCA sobre Disciplina Positiva (Vídeo)

Entrevista para Pais e Filhos sobre gritos com os filhos