É preciso desmamar para o bebê dormir a noite toda?

É quase um consenso que, quando a criança continua querendo mamar a noite toda por mais de um ano, é hora para o desmame e que esse processo vai fazer o bebê dormir a noite toda. Existem, entretanto,  alguns problemas com esse crença:

  1. Não é verdade: todas as mães podem continuar a amamentar e, mesmo assim  o bebê dormir bem pois o problema não é fome (leite que não sustenta) nem o seio em si (bebê que fica “chupetando” para dormir) mas, a indução do sono. Se esse problema não for resolvido, os pais podem seguir tendo que acordar várias vezes para embalar a criança, dar chupeta, mamadeira, etc. mesmo após o desmame.
  2. O desmame completo traz mais prejuízos do que vantagens quando a mãe não está decidida a desmamar ou está desmamando pelo cansaço.
  3. Muitas pessoas sugerem o desmame noturno que é muito mais estressante do que o processo precisa ser. De madrugada a criança está com muito sono e menos propensa a aceitar novas regras, o que faz com que os pais fiquem horas e horas, noites e noites, tentando fazer a criança dormir de outra forma, que não seja mamando e a criança chorando esse tempo todo.

O resultado desse desmame baseado na estafa é, muitas vezes, uma mãe dilacerada entre sentimentos antagônicos e um filho sem os nutrientes do leite materno, quando não há a menor necessidade disso se a mãe ainda tiver tomado  essa decisão. Não há idade certa para o desmame ou data limite para a amamentação. Não há prejuízo para o desenvolvimento da criança pela amamentação prolongada. 

Mas, por que tanta gente recomenda? Porque, no final, funciona. Não por causa do desmame em si mas, porque a criança aprende a dormir sem a indução da sucção mas isso pode ser realizado de outra forma,  sem privar bebê e mãe da amamentação.

Nesses casos, é muito melhor ensinar o bebê a dormir durante o dia, quando todos estão mais bem dispostos e, aproveitando para isso, os cochilinhos. Sempre que seu bebê apresentar sinais de sono, coloque-o para dormir com muita paciência sem mamar/chupeta e isso vai, naturalmente melhorar suas noites, sem tanto estresse e choro.

Se a criança tiver a habilidade física de dormir sem sugar, ela vai dormir em qualquer horário sem dificuldade.

Essa linha de ação também pode ajudar a resolver muitos outros problemas como:

  • Bebê ou criança com sono muito agitado
  • Bebê ou criança sempre cansado
  • Bebê que pede para mamar o dia inteiro
  • Bebê ou criança com sono muito leve

A decisão do desmame é da mãe e do bebê. Não se deve permitir que pediatras, parentes ou qualquer outra pessoa pressionem nesse sentido.