Ensinando a ter Paciência

Estudos demonstram que crianças que desde pequenas são ensinadas a aguardar certo tempo para atingir seus objetivos crescem com maior capacidade de êxito em suas relações familiares, sociais e de trabalho.

Mas, como ensinar esta competência tão importante para nossos filhos? Há outras formas de ajudar seus filhotes a serem pacientes. e ironicamente, você precisará trabalhar sua própria paciência para conseguir isso.

Pais impacientes costumam criar filhos impacientes. Se eu não espero por nada, como meu filho vai esperar?

Comece com coisas simples:

  1. Quando seu filho o chamar, diga a ele calmamente que escutou mas que ele tem que esperar um pouco. No começo, ele virá atrás de você mas, quando finalmente esperar alguns segundos, não espere que venha te chamar novamente, vá até ele e o atenda.
    Plante uma planta. Isso vai ensinar ao seu filho que as coisas seguem seu próprio ritmo e que é necessário trabalhar para consegui-las. Todos os dias reguem a plantinha e observem seu crescimento.
  2. Ensine que cada um tem a sua vez. Na hora de entrar em casa, de conversar, de jogar um jogo ou de entrar em um elevador, não pense que seu filho é pequeno demais. Faça com que ceda a vez e perceba que devemos esperar a nossa hora de exercer as atividades. Se você for a um estabelecimento que distribui senhas, é uma ótima oportunidade para explicar isso a seu filho.
  3. Ensine a contar até 10. Se seu filho já sabe contar até 10, quando ficar com raiva, por exemplo, faça sinal de calma para ele e ensine que deve contar até 10 devagar para se acalmar. Quando eles ainda não sabem contar, você pode dizer à criança para sentar em algum lugar e se acalmar. Explique pacientemente que você aguardará que isso aconteça.
    Mas, preste atenção! Você pode confundir seus filhos se não observar certas coisas.

Tomando essas atitudes, você pode ouvir um dia:

  • “Espere um pouquinho que eu já vou”;
  • “Mãe, agora estou nervoso e não posso falar”;
  • ou até “mãe, você precisa se acalmar”

Nossa reação natural nesses momentos é de contrariedade, como se a criança nos estivesse afrontando. Respire fundo, conte até 10 e lembre-se que ela só está imitando você e é assim que as crianças aprendem. Portanto, espere e se acalme para depois falar com ela.