Se tem uma coisa que angustia qualquer pai e qualquer mãe é se ausentar de perto dos filhos por um período maior do que o que todos estão acostumados.

E se, essa ausência é uma viagem? Ah… a angústia costuma ser maior ainda. Será que a criança vai sentir minha falta? Vai ficar bem com os outros? Não vai esquecer de mim?

Bom, se a viagem é por vontade dos pais, é mais fácil. Eu recomendo, geralmente, testes. Ou seja, você arruma tudo como se fosse viajar mas fica por perto. Um hotel dentro da cidade,por exemplo. Se tudo correr bem, ótimo. Se não, rapidinho você chega. A criança ficando bem você pode, aos pucos, planejar escapadinhas mais longas.

Mas, e quando a viagem é por trabalho ou motivo de força maior? Muitas vezes os pais não tem como tratar das coisas com tanta antecedência e não tem opção. Então vamos a algumas dicas:

  1. Fique tranquilo: a grande maioria das crianças nos surpreende positivamente nesses eventos e fica muito bem, desde que conheça as pessoas que vão ficar com elas.
  2. Mexa o mínimo necessário. O ideal é que, pelo menos, um dos pais fique com a criança, que ela fique em uma casa conhecida e tenha suas atividades mantidas.
  3. Mantenha-se positivo. A criança segue muito a deixa dos pais. Quando uma mãe me conta que a criança sofre muito quando o pai viaja, costumo perguntar como ela (mãe) se sente. Em geral, elas estão muito abaladas. A pessoa que fica com a criança deve, muitas vezes, passar por cima de suas próprias angústias para poder ser o esteio dos filhos.
  4. Mantenha o contato. Hoje em dia, é muito fácil fazer uma ligação de vídeo por meio de computadores e celulares. Procure fazê-lo todos os dias da viagem. Ou, pelo menos fale ao telefone com seus filhos. Pode parecer que vai ser mais difícil mas, se todos mantiverem postura alegre, eles vão gostar (deixe para chorar de saudades depois de desligar!)

Boa viagem! E, sim, vai ficando mais fácil depois que vemos como eles ficam bem. Palavra de mãe viajante!