Psicoterapia com abordagem sistêmica

A base de fundamentação do atendimento proposto é a compreensão sob o enfoque sistêmico, entendendo o indivíduo, a família ou o casal como um sistema interligado. Conceito este utilizado para se referir aos diferentes segmentos sociais em que o indivíduo está inserido, isto é, no contexto familiar, social, escolar, comunitário e etc.

O processo terapêutico sistêmico pode ser indicado para todas as faixas etárias e visa escutar e acolher o sofrimento psíquico da pessoa ou alguma forma de dificuldade emocional nesses contextos. Deste modo, o atendimento terapêutico pode ser realizado de maneira individual, com casais ou familiar.

A estrutura e o planejamento terapêutico são breves e definidos, conforme a demanda apresentada, sendo elaborada com a participação do(s) paciente(s). O objetivo proposto é o autoconhecimento e a tomada de consciência sobre o funcionamento, trabalhando novas formas de solucionar os problemas, novos comportamentos e novos pensamentos.

Ficou interessado?

Entre em contato para conhecer mais sobre o trabalho da Psicóloga Daniela Zanetti e entender como a Psicologia Sistêmica pode ajudar você e sua famílis.

Terapia
de casal

O encontro de pessoas que estabelecem uma relação de casal proporciona uma base de suporte, apoio mútuo, um aspecto essencial na vida afetiva de algumas pessoas. Quando o casal se enxerga incapaz de resolver os seus conflitos ou quando a relação não traz crescimento e bem-estar aos seus membros, as repercussões podem ser várias, e em alguns aspectos da vida como familiar, pessoal e possivelmente o profissional. Estes indicativos podem ser solucionados com a terapia de casal.

“Um evento natural, como o nascimento do primeiro filho, pode se tornar um ponto de tensão familiar, trazendo um conjunto de reflexões para todos os membros do sistema familiar. Do ponto de vista relacional, a situação requer a reorganização dos padrões de relação do casal com as famílias de origem e dessas com os seus filhos casados, agora pais, ao assumirem o papel de avós, havendo uma redefinição de regras de relação entre as gerações."

(Coelho, 2007, p.298)

Terapia
Familar

A decisão de iniciar os atendimentos psicoterápicos de família podem ser o resultado de um encaminhamento de um processo terapêutico individual ou casal. A família possui um ciclo evolutivo com fases e características esperadas para cada uma. As tensões e conflitos tendem a surgir na transição de uma fase para outra, pois exigem da família reequilibro, realinhamento e redefinição das suas relações, bem como dos seus papéis (pais, filhos, avós, irmãos, etc.) e suas tarefas. O objetivo da terapia é ajudar a família a reconhecer e lidar com esse estresse, buscando encontrar alternativas para solucionar os problemas e dificuldades.

Psicóloga Daniela Vicente Zanetti
CRP 08/29362

Graduada pela PUCRS em 2001, Especialização em Psicoterapias Integradas no Instituto Fernando Pessoa, concomitante a Formação em Terapia de Família e Casal no Instituto da Família de Porto Alegre (INFAPA). No término da Especialização no Instituto Fernando Pessoa, foi convidada para dar aula, permanecendo por 8 anos como Professora da disciplina de Terapia de Família e Casal e Supervisora Clínica. Atuação em consultório particular há 12 anos com abordagem Sistêmica.