Sabe aquela confusão na hora que você diz “Vamos tomar banho” ou “está na hora de dormir”? Ela pode ser reduzida sensivelmente, e até mesmo eliminada, pela implantação de uma rotina estruturada para sua família.

Se todos os dias às 18:00 é hora de tomar banho, a criança acaba desistindo de discutir isso (ou pelo menos discute muito menos). A mesma coisa é a hora de ir para a cama (e qualquer outra atividade).

Agora, se cada dia se faz as coisas em uma ordem e horário diferentes, a criança acaba se vendo no direito de discutir as ordens. “Por que hoje eu não posso ver TV na hora do jantar?” “Por que hoje eu tenho que dormir às 20:30 se ontem fui às 23:00?”

Fixe uma rotina que funcione para sua família e deixe para sair dela nos finais de semana. Assim, as birras vão deixar de atrapalhar seu dia e você poderá curtir mais seus filhotinhos.

________________________________________________
[Livro] Educando com Respeito: um manual de disciplina positiva

No livro, Renata Bermudez traz reflexões importantes sobre o ponto de vista que devemos tomar quando criando filhos e instruções práticas de como mudar a relação com os filhos, tornando-a mais prazerosa e harmônica. [Leia mais]