Por que as birras aumentaram na pandemia?

Quando pandemia do novo cornavírus começou e as escolas e muitas empresas fecharam ou determinaram teletrabalho, mães têm relatado um aumento significativo nas birras das crianças.
Esse fenômeno não é, isolado e nesse texto vamos explica um os motivos que podem estar levando a isso.
Primeiro é importante entender que as crianças são seres humanos sensíveis a todos os movimentos da comunidade a sua volta. O ambiente tenso no qual o mundo todo está, certamente causará mudanças de comportamentos nos pequenos. Além disso, as crianças têm dificuldade em compreender seus próprios sentimentos e de expressá-los, uma vez que ainda estão em desenvolvimento e ainda não conseguem expressar verbalmente suas necessidades em grande parte das vezes. Sabendo disso, há alguns motivos possíveis para esse aumento das birras:

1. Cansaço: muitas famílias flexibilizaram horários de dormir porque a rotina está mais esvaziada mas dormir menos do que o necessário vai atrapalhar ainda mais a capacidade da criança de se expressar de outras formas, que não a birra;
2. Pouco gasto de energia: com o fechamento das escolas e parques em muitas cidades, as crianças não têm muitas opções para gastar energia dentro de casa, o que aumenta a irritabilidade. Os pais podem brincar, deixar pular na cama, arrumar um lugar seguro para jogar bola, criar circuitos de obstáculos dentro de casa para facilitar.
3. Muita tela: embora seja quase óbvio que todas as crianças vão usar mais a tela nesse período, permitir que seu filho assista mais de duas horas por dia, pode aumentar a irritabilidade. Estudos científicos comprovam que tempo excessivo de tela deixa as crianças mais agressivas. Então, tentem deixar mais para aqueles momentos imprescindíveis.
4. Instabilidade dos pais: esses são períodos em que muitos pais estão passando por dificuldades financeiras, inseguranças, acúmulo de tarefas, adaptação em home office, etc. Portanto, ficam mais preocupados, irritados e tentando solucionar esses novos problemas. Com isso, damos menos atenção não solicitada e a criança pode ficar mais insegura e comunicar isso pela birra. Procurem separar uma horinha do dia para “esquecer” esses problemas e ficar com eles.

Precisa de ajuda para reorganizar a rotina? Agende um horário ou conheça nosso curso de disciplina