Precisa de Rotina para Recém Nascidos? O maior mito do sono do bebê

Quase toda mãe que aparece para consultoria fala para mim: Renata, eu tentei colocar uma rotina desde que ele nasceu, mas não consegui!
Outras tantas querem que eu “venda”uma rotina para os bebês delas.
Grande parte está muito estressada porque tenta marcar horas das mamadas, dos sonos, criar sequências pré-determinadas, o que as impede de realmente prestar atenção no bebê e relaxar durante os primeiros dias e meses, que são de adaptação.

Embora muitos preguem que a rotina é essencial para bebês dormirem bem, a verdade é que nossos organismos são regulados por hormônios que nos dizem quando precisamos comer, beber e dormir. Com bebês isso ainda é mais verdadeiro, uma vez que eles não entendem como o mundo funciona, nem a passagem ou marcação do tempo e simplesmente seguem os sinais do corpo.

Por que seria necessário deixar a luz acesa para o bebê “entender que é dia” se ele nem sabe o que é dia? Ou fazer dormir por que ele “está lutando contra o sono”? É comum que coloquemos raciocínios adultos a um pequeno ser que só sabe sugar para viver.

O mais importante nessa fase é atender às necessidades do bebê e aprender, por observação, os sinais que ele dá. Com isso, os pais poderão obervar em poucos meses, uma rotina bem estabelecida pelo organismo da criança.

Dessa forma, os maiores problemas são criados pela ideia de que se deva “fazer o bebê dormir” em determinado horário ou seguindo uma “janela de sono” prevista em tabela porque acabamos gerando na criança a necessidade de ter ajuda para adormecer. Para cumprir os horários da rotina, os pais, embalam, sacodem, dão mamá, chupeta, etc., ajudando cada vez o bebê a pegar no sono e aumentando sua dependência em todas essas formas de indução.

Então, sempre digo aos pais que observem mais a criança, seus sinais. Acolham quando ficar irritado de sono, se chorar mas que permitam que essa pequena pessoa entre em contato com as suas necessidades e sentimentos e que desenvolva a habilidade de decidir dormir quando precisar. Relaxem um pouco nos horários e vejam que as coisas vão ficando mais leves, gostosas e tranquilas.

Entre inscreva-se no nosso curso para gestantes e mães de bebês de até 30 dias ou agende seu atendimento individual.