Você está ensinando seu filho a mentir?

Crianças pequenas mentem porque confundem seus desejos ou a fantasia com a realidade mas, a partir da chamada “idade da razão”, por volta dos 7 anos, as mentiras começam a ter os mesmo motivos que têm para nós.

Em geral, o que leva à mentira é o medo de decepcionar outros ou medo das consequências/castigos. Os pais costumam ser muito severos com filhos que mentem, para mostrar que esse comportamento é inaceitável mas não percebem como podem estar gerando esse comportamento por duas vias:

-Punindo muito severamente os erros da criança, ao invés de apenas permitir que ela arque com as consequências dos seus atos (VEJA VíDEO), fazendo com que tenha medo de contar a verdade.
-Pelo exemplo. Quando os pais dizem que não tem biscoito ou doce em casa, mesmo tendo; ou dizem que todos já foram dormir, quando só a criança está inde deitar; quando falam pelas costas da criança sobre algo que ela poderia querer e eles não querem dar, estão ensinando a criança a mentir.
Esse comportamento não se distingue do da criança. Os pais mentem para evitar o conflito, a birra, assim como a criança mente para evitar ser confrontada.

Então, algumas dicas podem ajudar a evitar as mentiras das crianças com mais de 7 anos:

1. NUNCA minta. É melhor uma birra que uma quebra de confiança. Aliás, esse também é um ótimo argumento quando falamos com a criança. “melhor enfrentar logo o problema, do que mentir e empurrá-lo para a frente”
2. Evite punir quando a criança falar a verdade. O ideal é passar a noção de que nada é pior do que a mentira. Dita a verdade, os pais vão conversar e ajudar a criança a resolver ou corrigir a situação de forma tranquila, sem colocar a criança em situação de medo (palmadas, gritos e castigos).

Claro que nada é super simples assim. Fomos criados com medo dos conflitos e ficamos nervosos com erros porque fomos ensinados que não se deve errar. Tirar 10 segundos para respirar pode ajudar a reagir mais positivamente e, quando perder a paciência, peça desculpas ao seu filho.