Meu filho não desgruda de mim!!!! Dicas sobre como lidar com a Angústia de Separação.

A cena não é nada incomum: o bebê que está super bem, brincando tranquilamente, se desespera quando percebe que a mãe se afasta. Perder a mãe de vista parece ser a pior coisa que existe no universo, mesmo que ela esteja ali, a poucos metros de distância.

A mãe não pode ir ao banheiro, tomar banho ou tomar conta de suas tarefas mais básicas sem um bebê gritando por ela constantemente. Mas, o que está acontecendo?

É a famosa angústia de separação ou ansiedade de separação. Ela é uma fase normal do desenvolvimento da criança e não siginifica que os pais não estejam dando atenção suficiente ou que estejam fazendo alguma coisa errada.

O bebê, a partir dos 6 meses de idade, começa um processo no qual ele passa a perceber que ele e a mãe não são a mesma pessoa (sim! Como saem da mãe e ficam muito juntinho no começo, acham que ele e a mãe são um só). Esse processo, normalmente, se resolve até os dois anos de idade, sendo que a pior fase costuma ser por volta dos 9 meses. Ao perceber que não é um só com a mãe, passa a ter medo que ela se afaste e não esteja por perto caso ele precise e, daí, o pavor de perdê-la de vista.

Contudo, é certo que precisamos ajudar o bebê nesse processo. Então, vamos a algumas dicas do que fazer e do que não fazer nessa fase:

1. Não forçar o afastamento do tipo: vou levar para longe para ele não ver a mamãe
2. Não sair de perto escondida, sem se despedir da criança
3. Não usar técnicas de consultoria de sono nas quais os pais saem do quarto e deixam o bebê chorando sozinho
4. Brincar de “esconde-esconde” com o bebê com uma toalha ou fralda de pano
5. Brinca de se esconder e aparecer atrás de paredes
6. Estimular a criança a ir brincar mais longe de você mas ficando no mesmo lugar, caso ela precise (como em adaptações em escolas)
7. Sempre que necessário e possível nessa fase, contar com a ajuda de pessoas que a criança já conheça bem ou com quem já tenha sido adaptada para que se sinta segura

É preciso entender que a criança, durante esse período, vai passar períodos de maior independência e período mais agarradinha na mãe. Quanto mais informada e tranquila a mãe estiver, mais facilmente esse período é vencido.

Precisa de auxílio ou orientação sobre como lidar com essa ou outras fases da criança? Agende uma consulta