4 dicas para seu filho aprender a se organizar com as aulas online

Desde que as escolas foram fechadas por causa da pandemia da COVID-19, os pais têm relatado suas dificuldades com as aulas online das crianças.

 

Como não devemos ter uma alteração dessa realidade no futuro próximo, resolvi falar um pouquinho sobre como delegar aos poucos para as crianças as responsabilidades inerentes dessa nova realidade.

Vou abordar aqui, crianças que estão acima dos 7 anos de idade. Isso porque, sinceramente, acho que, para crianças com 6 anos ou menos, as aulas online acabam sendo pouco efetivas porque a criança ainda precisa mais da interação e, também, por não serem ainda alfabetizadas, as brincadeiras têm mais valor educativo do que ficar na frente da tela.

A primeira coisa que precisamos internalizar é que, por muitas vezes, a criança na escola é muito mais autônoma que em casa. Isso porque rotinas são mais estáveis e são muitas crianças por adulto, o que faz com que sua independência seja fomentada. Então, acreditem que seu filho consegue se organizar diante dessas atividades.

Outra situação que os pais podem avaliar é que a fase escolar também ensina a lidar com as responsabilidades, ou seja, quando seu filho deixa de fazer suas tarefas, não é você que falhou como mãe/pai, mas a criança que deixou efetivamente de cumprir sua obrigação. Claro que já vou falar como você pode ajudar a criança a minimizar as chances de erro mas, eles vão acontecer eventualmente e tudo bem. Estamos todos em adaptação e vamos passar por isso.

 

Criar um espaço: eu sei que nem sempre a casa das famílias conta com um quarto que pode ser reorganizado para montar um espaço exclusivo para a criança mas, se seu filho tem aula por apenas uma ou duas horas por dia, reserve um cantinho na bancada da cozinha, no próprio quarto da criança ou no canto da sala. Mas é importante que tenha poucas distrações, então, evite ficar circulando ou conversando em volta da criança nesse momento. Aqui, por exemplo, como tenho duas compartilhando o espaço, elas estão usando fones de ouvido para poderem isolar os sons da outra. Isso vai facilitar a concentração da criança no momento das aulas e atividades.

 

E-mail: crie uma conta de email para seu filho e encaminhe as tarefas da escola para ele. O Google permite que os pais criem contas infantis e tenham controle dessas contas. Como a maioria dos avisos das escolas vem por esse meio para os pais, fica mais fácil encaminhá-los diretamente para os filhos, quando for de responsabilidade deles e avisá-los para darem uma olhadinha na mensagem. Se seu filho ainda não usava e-mail, provavelmente vai achar divertidíssimo.

 

Google Agenda: também na mesma ideia de uma organização mais digital, crie uma agenda compartilhada com seu filho no Google. Lá você pode colocar todos os horários e dias das aulas e, no campo “local”, você pode colocar o link de acesso. No navegador do computador que seu filho está usando programe para abrir essa agenda na página inicial. Assim, no horário, ele entra, clica no evento e no link da plataforma utilizada para a aula.

 

Despertadores: Todo celular e tablet permite configurar diversos despertadores. Vocês podem pedir para a criança cadastrar os horários de aulas, de fazer tarefas, de verificar o email, etc. Dessa forma, você não precisa ficar correndo atrás o tempo todo e eles se sentem muito adultos porque estão gerenciando o próprio tempo.

 

Importante: Seu filho vai, sim, esquecer algumas tarefas, encontros e obrigações. Ao invés de brigar com ele, ajude a transformar o erro em aprendizagem. Encontre com a ajuda dele, formas dele não esquecer mais. Estamos todos aprendendo com essa nova realidade e podemos aprender juntos.

 

Precisa de ajuda personalizada? Agende uma consulta