É quase um consenso que, quando a criança continua querendo mamar a noite toda por mais de um ano, é hora para o desmame e que esse processo vai fazer o bebê dormir a noite toda. Existem, entretanto, alguns problemas com esse crença:
O resultado desse desmame baseado na estafa é, muitas vezes, uma mãe dilacerada entre sentimentos antagônicos e um filho sem os nutrientes do leite materno, quando não há a menor necessidade disso se a mãe ainda tiver tomado essa decisão. Não há idade certa para o desmame ou data limite para a amamentação. Não há prejuízo para o desenvolvimento da criança pela amamentação prolongada.
Mas, por que tanta gente recomenda? Porque, no final, funciona. Não por causa do desmame em si mas, porque a criança aprende a dormir sem a indução da sucção mas isso pode ser realizado de outra forma, sem privar bebê e mãe da amamentação.
Nesses casos, é muito melhor ensinar o bebê a dormir durante o dia, quando todos estão mais bem dispostos e, aproveitando para isso, os cochilinhos. Sempre que seu bebê apresentar sinais de sono, coloque-o para dormir com muita paciência sem mamar/chupeta e isso vai, naturalmente melhorar suas noites, sem tanto estresse e choro.
Se a criança tiver a habilidade física de dormir sem sugar, ela vai dormir em qualquer horário sem dificuldade.
Essa linha de ação também pode ajudar a resolver muitos outros problemas como:
A decisão do desmame é da mãe e do bebê. Não se deve permitir que pediatras, parentes ou qualquer outra pessoa pressionem nesse sentido.
atendimento@sosseguinho.com.br
whatsapp: https://bit.ly/whatsapprenatabermudez
Canal Telegram:http://090bc30.contato.site/grupotelegram
Desenvolvido por Patropi Comunica. Todos os direitos reservados @sosseguinho